Dúvidas Frequentes

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Você pode entrar em contato com a Filial Invest da sua região para mais informações. Os telefones estão disponíveis no menu "Nossas Filiais" de nossa página. 

Morte é a garantia de pagamento do Capital Segurado contratado após a morte do Segurado Principal, desde que ocorrida após o início de vigência da apólice e respeitando as Condições Gerais do seguro. Morte Acidental é a garantia de pagamento do Capital Segurado contratado, após a morte do Segurado Principal em decorrência de um acidente pessoal coberto, desde que ocorrida após o início de vigência da apólice e respeitando as Condições Gerais.

Solicitar a abertura do sinistro através da Central de Atendimento - 0800 646 8378


MORTE NATURAL

Do Segurado:
- Certidão de óbito autenticada;
- Cópia da Declaração de Óbito (legível) emitida pelo hospital onde ocorreu o falecimento do segurado;
- Análise médica (aviso de sinistro) preenchida e assinada pelo médico que acompanhava o segurado com firma reconhecida;
- Dados dos médicos que o segurado consultava;
- Cópia do último contracheque da(o) associado(o) e/ou parcela do seguro paga;
- Cópia RG e CPF do ex-associado – autenticados;
- Declaração de herdeiros autenticada por autenticidade – (Conforme Cód. Civil – Cônjuge + TODOS os filhos) 
- Cópia da Certidão de Casamento atualizada.

Dos Beneficiários:
- Requerimento de Benefício preenchido e assinado; 
- Cópia RG e CPF dos beneficiários - autenticados;
- Cópia comprovante de endereço dos beneficiários (atualizados);
- Autorização de Crédito em Conta Bancária preenchido e assinado (formulário em anexo);
- Cópia dos cartões bancários dos beneficiários.

MORTE ACIDENTAL

Do Segurado:
- Certidão de óbito autenticada;
- Boletim de ocorrência autenticado e Laudo de necropsia autenticado;
- Cópia exame toxicológico autenticado;
- Cópia do último contracheque da(o) associada(o) e/ou parcela do seguro paga;
- Cópia RG e CPF do ex-associado – autenticados;
- Declaração de herdeiros autenticada – (Conforme Cód. Civil – Cônjuge + TODOS os filhos);
- Cópia da Certidão de Casamento atualizada.

Dos Beneficiários:
- Requerimento de Benefício preenchido e assinado para cada beneficiário;
- Cópia RG e CPF dos beneficiários - autenticados;
- Cópia comprovante de endereço dos beneficiários (atualizados);
- Autorização de Crédito em Conta Bancária;
- Cópia dos cartões bancários dos beneficiários.


INVALIDEZ POR ACIDENTE OU DOENÇA 

- Boletim de ocorrência e/ou CAT - autenticado;
- Prova de invalidez devidamente preenchida, com diagnóstico detalhado e assinada pelo médico assistente (com firma reconhecida);
- Cópia de exames e laudos médicos que confirmem a invalidez permanente – autenticados;
- Declaração do primeiro atendimento hospitalar – na data do acidente;
- Cópia do comprovante de pagamento da parcela do seguro referente ao mês do acidente;
- Requerimento de Benefício preenchido e assinado pelo segurado;
- Cópia RG e CPF dos beneficiários - autenticados;
- Cópia comprovante de endereço do segurado (atualizado);
- Autorização de Crédito em Conta Bancária;
- Cópia do cartão bancário do segurado.

A liquidação dos sinistros deverá ser feita num prazo não superior a trinta dias, contados a partir do cumprimento de todas as exigências contratuais feitas ao segurado.

A contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos, sendo reiniciada, de quando havia parado, a partir do cumprimento das exigências pelo segurado.

A Assistência Funeral é tratada como um serviço complementar ao contrato de seguro. Os beneficiários do segurado serão orientados à utilização dos prestadores de serviço indicados pela seguradora. Neste caso, deve ser observado que:
  • Os serviços não podem ser prestados diretamente pela seguradora;
  • Os serviços terão seus regulamentos previstos em documento próprio apartado das condições contratuais do seguro;
  • O regulamento não poderá prever o pagamento em espécie ou reembolso ao segurado;
  • Entrar em contato com o 0800 014 3002 ou 0800 014 3005.

Você pode reduzir o valor da contribuição. Mas é importante ressaltar que o valor do benefício também será reduzido, proporcionalmente.

Para isso, você deverá encaminhar carta de próprio punho com a solicitação, constando:

- Nome completo;
-CPF;
- Assinatura do segurado;
- Cópia do contracheque;
- Cópia do RG.

O resgate consiste na restituição do montante acumulado na provisão constituída, devendo ser observado o regime financeiro (repartição / capitalização) adotado na estruturação do plano de seguro. 

Nos seguros de pessoas com coberturas de risco, estruturados no regime financeiro de capitalização, haverá a constituição da provisão matemática de benefícios a conceder com base nos prêmios pagos mensalmente, capitalizados atuarialmente, após o desconto das importâncias relativas às despesas de corretagem, colocação e administração do plano, e à parcela do prêmio destinada à cobertura de risco que o segurado está exposto. Dessa forma, estes seguros podem prever nas suas condições gerais o direito ao resgate. Entretanto, deve ficar claro para os segurados que o resgate, nestes casos, corresponderá a um valor calculado atuarialmente que não representará o somatório dos prêmios pagos. 

Para resgatar o valor de capitalização do seu plano, você deverá entrar em contato através do e-mail atendimento.beneficio@investseguradora.com.br e verificar a documentação necessária de acordo com o plano que possui. O mesmo será enviado via e-mail, correio, ou fax.

Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será aos herdeiros legais, obedecida a ordem da vocação hereditária. Na falta destes, serão beneficiários os que provarem que a morte do segurado os privou dos meios necessários à subsistência. 

Para solicitar a renomeação dos beneficiários é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento através do 0800 646 8378 e solicitar o Requerimento de Alteração de Beneficiários. O mesmo deverá ser encaminhado junto com a cópia do RG e contracheque do segurado, para: 

Invest Seguradora
Av. Carlos Gomes, nº 222/ Conj. 1001
Auxiliadora- Porto Alegre/RS - CEP: 90480-000.

Não. A aposentadoria por invalidez concedida por instituições oficiais de previdência, ou assemelhadas, não caracteriza por si só o estado de invalidez nos seguros de pessoas, que deve ser comprovado através de declaração médica. 

Sim. Durante o período de acumulação, o segurado tem o direito de solicitar, independentemente do número de prêmios pagos, o resgate ou portabilidade, parcial ou total, dos recursos acumulados na sua provisão, observados os prazos de carência e os intervalos previstos no regulamento. Destaca-se que as portabilidades só poderão ser feitas entre planos de seguro de vida com cobertura por sobrevivência.

No que se refere ao resgate e a portabilidade, o segurado deve ficar atento para que as seguradoras cumpram os prazos estabelecidos no regulamento para o pagamento do resgate e/ou efetivação da portabilidade. No caso de não cumprimento dos prazos, deve o segurado denunciar o fato à SUSEP.